O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado nesta quinta-feira (21), data em que o mundo volta atenções à inclusão e respeito às pessoas que têm essa condição. No Rio Grande do Norte, a Assembleia Legislativa tem contribuído ao longo dos anos com ações que garantem conscientização à população e direitos aos potiguares que têm a Síndrome de Down.
A data de 21 de março foi estabelecida pela Down Syndrome International em 2006 para dar visibilidade à causa. O dia 21 de março foi escolhido por representar a trissomia do cromossomo 21, que é a causa mais comum da Síndrome de Down. Desde então, a data tem sido marcada por eventos globais, campanhas de conscientização e iniciativas para promover uma sociedade mais inclusiva para indivíduos com síndrome de Down.
No Brasil, estima-se que cerca de 270 mil pessoas vivam com síndrome de Down, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar dos avanços nas políticas de inclusão, ainda enfrentam desafios significativos em áreas como educação, saúde e emprego. No entanto, há um movimento crescente para promover a inclusão e o empoderamento desses indivíduos, com iniciativas que visam garantir seus direitos e oportunidades iguais na sociedade.