O BlogdoBG mais uma vez lança rodada de projeções para as eleições proporcionais como fez nos pleitos de 2012, 2014, 2016, 2018 e 2020. Esse ano as projeçoes serão para os possíveis eleitos para Deputados Federais e Estaduais. As projecções são feitas com base em 13 pesquisas realizadas pelos Institutos Bramanê( 7 ), Consult( 3 ), DataVero( 1 ), SETA( 1 ) e Agora SEI (1 ), de junho até 29 de setembro. Essas 13 pesquisas foram lançadas num sistema próprio do BlogdoBG, e entrevistaram 22420 pessoas no RN neste período de 4 meses.
Ela abrange as eleições para deputado estadual e para deputado federal. Em 2018, o blog acertou 21 dos 24 deputados estaduais eleitos e os 8 federais. Em 2020, o BG acertou 25 dos 29 vereadores eleitos em Natal. No pleito de 2014, para deputados, o BG acertou os oito deputados federais eleitos e 22 dos 24 deputados eleitos.
Para 2022, a base de pesquisas foi a maior que o BG ja trabalhou. Foram realizadas 22.420 entrevistas divididas em 13 pesquisas. Nas treze pesquisas, foram citados 122 nomes dos 187 aptos pela Justiça Eleitoral para a concorrerem nas eleições de deputado federal
Todas as análises feitas foram projetadas com base em cada nominata, considerando o eleitorado potiguar de 2.554.727 eleitores.
DEPUTADO ESTADUAL SOLIDARIEDADE: 2 + 1
O partido, segundo o estudo realizado, elege diretamente dois deputados estaduais, podendo eleger um terceiro nome a depender do desempenho dos candidatos e dos demais partidos. O partido também será dividido por blocos.
1º BLOCO
Cristiane Dantas, Luis Eduardo e Jadson estão literalmente empatados no levantamento. Os três se destacam no estudo.
Cristiane Dantas e Luis Eduardo levam vantagem porque mantiveram uma estabilidade em todas as pesquisas eleitorais e por terem votos distribuídos por todo o Estado.
Jadson tem a desvantagem de ter os votos concentrados no Oeste potiguar, mas, em contrapartida, demonstrou um crescimento grande na reta final que o coloca entre os favoritos.
2º BLOCO
Subtenente Eliabe, Tony Fernandes e Lilia Saldanha. Esses três correm por fora sempre aparecendo nas pesquisas e com boas citações. Apesar da maior dificuldade em se eleger e de estarem em um patamar abaixo do primeiro bloco, eles não podem ser desconsiderados, segundo o estudo.
3º BLOCO
Michael Diniz e Doutor Salismar. Esses dois, apesar de terem boas citações, não fazem frente aos outros candidatos dos dois primeiros blocos.