Pela primeira vez, RN reduz taxa de analfabetismo para menos de 10%

O Rio Grande do Norte alcançou um marco histórico na educação. Dados da Pnad Contínua, do IBGE, mostram que, pela primeira vez, a taxa de analfabetismo no estado ficou abaixo dos 10%, atingindo 9,3% em 2025.

O índice representa uma queda expressiva em relação aos 13,9% registrados em 2016 e aos 10,5% observados no ano passado.

Os avanços também foram registrados na escolarização infantil. Entre crianças de 6 a 14 anos, a frequência escolar chegou a 99,3%, enquanto 96,3% dos estudantes estavam matriculados na etapa adequada à idade, superando a meta prevista pelo Plano Nacional de Educação.

Outro dado apontado pela pesquisa mostra a redução no número de jovens entre 15 e 29 anos que não estudam nem trabalham, que caiu para 21,4%, o menor índice da série recente.

Segundo o Governo do Estado, os resultados refletem investimentos em programas de alfabetização, fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ações desenvolvidas em parceria com os municípios.

prima@ prima@

Voltar ao topo