Vinte anos no Supremo: trajetória de Cármen Lúcia é marcada pela defesa da democracia e dos direitos fundamentais

A ministra Cármen Lúcia completou, neste domingo (21), duas décadas de atuação no Supremo Tribunal Federal (STF), consolidando uma trajetória marcada pela defesa da democracia, dos direitos fundamentais e das instituições.

Indicada ao Supremo em 2006 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cármen foi a segunda mulher a integrar a Corte e, posteriormente, tornou-se a segunda mulher a presidir o STF e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ao longo dos últimos 20 anos, a ministra participou de julgamentos históricos envolvendo temas como liberdade de expressão, direitos das mulheres, meio ambiente, proteção de grupos vulneráveis, educação e processo eleitoral.

Reconhecida pela postura discreta e firme, Cármen Lúcia também se destacou pela defesa da igualdade de gênero e pelo fortalecimento das instituições democráticas, tornando-se uma das vozes mais influentes do Judiciário brasileiro.

As homenagens pelos 20 anos da ministra no STF incluem a publicação de um livro reunindo alguns de seus principais votos, além de conteúdos especiais produzidos pela TV Justiça e demais plataformas da Corte.

prima@ prima@

Voltar ao topo