O projeto do novo Hospital Metropolitano de Natal voltou ao centro do debate político. Após questionamentos da oposição sobre o início das obras, o Governo do Estado afirmou que os trabalhos estão em andamento desde fevereiro e seguem dentro do cronograma previsto.
De acordo com a gestão estadual, a obra foi iniciada no dia 19 de fevereiro, poucos dias após a assinatura da ordem de serviço. O hospital, orçado em cerca de R$ 200 milhões, terá capacidade para 350 leitos e foco em atendimentos de alta complexidade, sendo um dos principais investimentos viabilizados por meio do Novo PAC, programa do Governo Federal do Brasil.
Segundo informações oficiais, essa fase inicial envolve etapas técnicas que antecedem a construção da estrutura principal, como preparação do terreno, demolições e limpeza da área. Até o momento, já foram retiradas centenas de caçambas de material, além da remoção de construções antigas e vegetação no local.
O canteiro de obras já está instalado e os serviços de escavação seguem em execução, etapa necessária para a construção do pavimento semienterrado do hospital. A previsão, segundo o Governo, é que o calendário da obra continue sem alterações.
Em meio à repercussão, o secretário de Comunicação do Estado, Daniel Cabral, defendeu a transparência das ações e afirmou que a divulgação das obras faz parte da prestação de contas à população. Ele também rebateu as críticas, classificando parte das cobranças como movimentações políticas.
Com promessa de atender a uma demanda histórica da população da região metropolitana, o Hospital Metropolitano é tratado como uma das principais apostas da gestão estadual na área da saúde.
