Vereador de Natal estaciona cadeira de rodas vaga de carro no Alecrim com a msg: “volto já”

Alguns motoristas que procuravam uma vaga para estacionar na Rua Leonel Leite, no comércio do Alecrim, nesta segunda (4), encontraram as vagas ocupadas por cadeiras de rodas nas quais podia-se ver a mensagem: é rapidinho, volto já!

A ironia foi a forma encontrada pelo vereador Tércio Tinoco (União Brasil), que é cadeirante, de conscientizar as pessoas que costumam dar esse tipo de desculpa ao estacionar em vagas reservadas.

É isso que nós passamos com frequência nos estacionamentos da cidade. Seja ele público ou privado, sempre tem algum carro ocupando indevidamente as vagas reservadas. A ação de hoje tem o objetivo principal de fazer as pessoas refletirem, e entenderem que essas vagas não são privilégios, elas são necessárias. Falo em nome dos cadeirantes, idosos, grávidas, pessoas com baixa mobilidade. E todo mundo conhece uma pessoa dessa, então é só ter um pouco de empatia e deixar a vaga para quem realmente precisa”, orienta o vereador.

Esse é a quinto ano seguido que o vereador faz essa ocupação simbólica das vagas dos veículos por cadeiras de rodas. A ação teve o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) e faz parte do Setembro Verde, mês dedicado à luta pelos direitos e inclusão das pessoas com deficiência.

As pessoas param sempre com a justificativa de que é rapidinho e voltam logo, mas elas precisam entender que aquela vaga não deve ser ocupada por quem não tem direito nem por um minuto”, critica Dário Gomes, cadeirante e presidente da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN).

A Lei Brasileira de Inclusão prevê que 30% das vagas de estacionamentos, em estabelecimentos públicos e privados, sejam destinadas a idosos e pessoas com mobilidade reduzida, identificadas com o cartão fornecido pela STTU. A multa para quem usa essas vagas indevidamente é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira de habilitação.

prima@ prima@

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo