A conquista por uma cadeira no legislativo ou no executivo, passa necessariamente pela escolha de um partido. É comum que próximo as eleições haja uma dança de cadeiras dos mandatários e dos possíveis candidatos na tentativa de acomodar o melhor cenário e evitar surpresas na disputa. Nos últimos anos, os partidos perderam o adesismo natural, como era comum nos tempos áureos dos grandes líderes Aluízio Alves e Dinarte Mariz. Porém ainda há quem resista, e conserve e a fidelidade aos programas e aos líderes partidários e o que estes representam.
Em Parnamirim, temos alguns exemplos, como é o caso da suplente de vereadora Deni Marinho, uma bacurau histórica. Deni carrega o manto verde dos Alves desde quando iniciou sua carreira na Associação dos Municípios do Rio Grande do Norte. Daquela época em diante, sempre se manteve ao lado de Garibaldi Alves Filho, Agnelo Alves e agora Walter Alves, apoiando e mobilizando votos em todas as campanhas políticas que pleitearam, disputando inclusive, a pedido do então senador e do ex-deputado, uma vaga na Câmara dos Vereadores de Parnamirim, no velho e aguerrido MDB (a época, ainda PMDB) no ano de 2012.
Essa fidelidade – incomum nos dias de hoje, lhe possibilitou conquistar uma relação sólida com o grupo político dos Alves. Para além de aliada, Deni é uma amiga da família, com uma imagem indissociável dos mdbistas. A bacurau tem crescido consideravelmente nas últimas eleições, se consolidando como uma grande força política do bairro de Nova Parnamirim. Estes critérios estão aos olhos da cúpula estadual do partido.
Deni é tida hoje como a interlocutora do grupo na cidade, representando o MDB em Parnamirim. Se o critério portanto for a fidelidade, a bacurau certamente cumpre os requisitos – e isso, todos os parnamirinenses podem comprovar.
Após o falecimento de Agnelo (também por uma conjuntura nacional), o partidou perdeu força no município e poderá retornar ao cenário sob suas mãos, com o aval do ex-senador Garibaldi e do presidente estadual e atual vice-governador do estado, Walter Alves.
Acaso do destino, ou não, o pássaro bacurau – símbolo dos Alves, tem características muito similares ao estilo de fazer política de Marinho, é um pássaro de hábitos silenciosos e voos habilidosos, que tem um raro poder de ser sobressair em meios aos predadores.
A campanha eleitoral bate na porta, e por hora os acertos estão por conta dos cafés, almoços e conversas. A única certeza é que Deni está no páreo da disputa e poderá completar as fileiras da bancada feminina no legislativo municipal.