Foto: Alex Régis
A Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH) estima uma ocupação média de cerca de 75% na rede hotéis no Rio Grande do Norte para o fim deste ano. De acordo com a associação, espera-se ainda que os números representem um aumento entre 10% e 12% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados demonstram crescimento no setor, levando em consideração as ocupações dos anos de pandemia (2020-2021), que deve se estabelecer em 2023.
A estimativa é baseada na quantidade de reserva de cada hotel para este período, explica o presidente da ABIH, Abdon Gosson. “A gente liga para os hotéis, que tem o sistema de reserva e eles vão dizendo. Tem hotéis que já estão com 100%”, comenta. Ainda de acordo com ele, os números reais serão compilados no começo de janeiro de 2023, quando o período de festas passar.
O presidente informa também que a expectativa é dentro do esperado pelo setor. “Ela [a ocupação] está dentro do que a gente esperava e já é alta essa média. Muitos hotéis vão estar 100% ocupados”, diz. Abdon afirma que esse é um reflexo natural da estabilização do turismo tanto no RN, quanto no mundo, após o período mais intenso da pandemia e que os números devem ser melhores em 2023, sendo consolidada a estimativa.