A bancada feminina da Câmara dos Deputados está se unindo em uma Comissão para discutir a derrubada do veto ao projeto de lei que institui a distribuição gratuita de absorventes para mulheres em situação de venerabilidade social. O projeto foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e gerou polêmica recentemente nas redes sociais.
As duas deputadas federais do Rio Grande do Norte, Carla Dickson (PROS) e Natália Bonavides (PT), se posicionam a favor da derrubada do veto.
“Nós da bancada feminina estamos conversando via Secretaria Nacional das Mulheres, junto ao Ministério da Saúde e Educação, para tentar viabilizar os recursos. É uma situação de extrema necessidade, são pessoas que vivem em vulnerabilidade social extrema. Portanto, vamos tentar viabilizar juntos a esses órgãos para que o projeto seja implementado em todo o País”, disse Carla Dickson.
Em entrevista ao Agora RN, a deputada Natália Bonavides disse que também vai aderir ao posicionamento da bancada feminina.
“Esperamos realmente que esse veto seja derrubado. Não é apenas a questão de usar os absorventes, é algo que vai impactar no acesso à saúde, ao trabalho, a educação. Muitas mulheres deixam de ir ao trabalho por que não tem como comprar um absorvente, adolescente deixam de ir à escola por isso, estamos falando de algo que vai trazer o mínimo de dignidade para essa pessoas”, enfatizou.
No próximo dia 19, haverá uma sessão conjunta de deputados e senadores para levar o governo federal a aceitar uma “solução negociada” para o projeto.
Fonte: AgoraRN