Dia Nacional do Café: veja receitas e outras iniciativas para celebrar a bebida

Companhia praticamente diária do mineiro, o café é o homenageado do mês e o seu consumo no Brasil aumentou em 30% durante a quarentena

Dia Nacional do Café: veja receitas e outras iniciativas para celebrar a bebida

Companhia praticamente diária do mineiro, o café é o homenageado especial deste domingo (24). Maio foi o período escolhido para celebrar o Dia Nacional do Café, uma vez que é neste mês que acontece o início da colheita na maioria das regiões cafeeiras do Brasil. A data foi incluída oficialmente no calendário em 2005 pela da Associação Brasileira da Indústria de Cafés (Abic).

De fato, Minas Gerais é um dos principais Estados produtores de café no Brasil e acompanha não só o aumento no número de cafeterias e profissionais especializados nos métodos de extração do preparo da bebida, mas também no crescimento de um público ávido por novidades e, principalmente, qualidade na xícara.

Em casa. Mesmo em tempos de pandemia do novo coronavírus, o consumo da bebida durante a quarentena, em março, aumentou 35% de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) – o que comprova que, em virtude das medidas preventivas de isolamento social, o café se manteve como item essencial para consumo dentro de casa.

A barista Júlia Fortini (foto), da Academia do Café (BH) e responsável pela quinta geração de uma família produtora de cafés, explica que o dado comprova também que os pacotes do grão estão sendo mais procurados por muitos consumidores via delivery e e-commerce. “A venda de cafés especiais para beber dentro de casa cresceu assim como o interesse das pessoas em conhecer mais sobre receitas e diferentes métodos de extração. Em nosso site, a venda de pacotes aumentou cerca de 80%”, relata ela.

O consumo frequente da bebida durante a pandemia não é tão distante do mapeamento mais recente da Abic, de 2018, que mostrou que cada pessoa consume cerca de 839 xícaras de café por ano. “Agora, percebo a valorização maior pelo grão especial e do pequeno produtor”, explica a barista. Para comemorar o Dia Nacional do café, Júlia lançou um e-book em parceria com o Super Nosso, um e-book com harmonização de cafés e pães para recriar a experiência similar a de uma cafeteria mas dentro do próprio lar. “Pensei em alternativas para fazer em casa e reproduzir receitas de forma mais simples e saborosas”, conta.

Não está ainda permitido comemorar o Dia Nacional do Café na sua cafeteria preferida, mas dá, sim, para celebrar muito bem a data dentro de casa e, de preferência, com uma xícara de café especial e rica em sabores mais complexos. Mapeamos, a seguir, várias ações e iniciativas que acontecem hoje para celebrar a data.

Receita: manteiga de café 

INGREDIENTES 

100g manteiga (aviação) em temperatura ambiente

Café espresso curto 

MODO DE PREPARO

Coloque 100g da manteiga num recipiente, adicione o espresso e misture com um garfo ou escumadeira até ganhar consistência e misturar completamente a manteiga com o café. Deixe na geladeira por 20 minutos e está pronta!

O tempo.

prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo