O ferro de passar roupa inativa o Sars-CoV-2 de roupas e superfícies de tecido?
Leonardo Weissmann, médico do Hospital Emílio Ribas e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, afirma que o ferro de passar roupa atinge temperaturas acima de 100°C, sendo eficaz na inativação do Sars-CoV-2.
No entanto é necessário, mesmo usando o ferro, lavar a roupa antes, uma vez que o vírus pode se alojar em costuras e dobras, às quais o acesso é difícil, completa o infectologista.
No entanto, alguns tecidos sintéticos, como o poliéster, não suportam temperaturas elevadas e nesse caso as indicações da etiqueta de lavagem devem ser seguidas.
Estudo publicado no periódico científico The Lancet Microbe avaliou a estabilidade do vírus em diferentes superfícies e condições e verificou que, quando submetido a temperaturas acima de 70˚C, o vírus é inativado em cinco minutos.
Em temperatura ambiente (22°C) e com umidade do ar de 65%, os pesquisadores observaram que o vírus permanece estável em tecidos por até um dia. Dessa forma, o ferro de passar é uma boa ferramenta para eliminar o vírus dessas superfícies.
FOLHAPRESS