Porque é que se chora quando se está bêbado(a)?

álcool é uma substância naturalmente sedativa – mas mesmo assim, pode deixá-lo eufórico(a). Tudo se deve à química do cérebro

Imagem ilustrativa

Se sair à noite, pode consumir bebidas alcoólicas. Se consumir demasiadas, pode sentir-se bêbado(a). Isto significa que se habilita a uma felicidade imensa… ou a chorar rios de lágrimas. E porque é que isto acontece?

El País consultou David Rodríguez, professor de Bioquímica na Universidade de Salamanca, em Espanha. “No geral, o álcool é uma substância depressora do sistema nervoso [ou seja, é sedativa, tranquilizante e diminui a actividade cerebral], mas em doses baixas pode actuar como um estimulante”. Saiba que tanto a melancolia como a euforia se devem aos efeitos do etanol no cérebro. 

O etanol afecta o seu cérebro, em particular a comunicação entre os neurónios, como qualquer outra droga. Deste modo, há um desequilíbrio no trabalho dos neurotransmissores, os compostos químicos que passam a informação entre os neurónios. Alguns exemplos desses compostos são a serotonina, que regula o nosso sono, a dopamina que está ligada à sensação de prazer e as endorfinas que nos fazem sentir felizes. Daí a euforia em excesso… ou a tristeza encharcada.  

O sistema límbico, que controla os assuntos da memória e das emoções a nível do encéfalo, também não escapa. Os neurotransmissores estão entorpecidos e por isso, podemos acordar sem nos lembrarmos de nada ou sofrer de fortes mudanças de humor.

Não se esqueça que o excesso de álcool pode afectar as nossas capacidades motoras, provocar descoordenação de movimentos, alterar a visão ou provocar o enjoo generalizado. Em casos extremos, pode deixar-nos em coma ou levar à morte.

Do blog: Em uma noite de vinhos e reunião em família, de repente um “chororô”, corremos em pesquisas porque algumas vezes tomamos “uma da que chora” e o sábado.com Nos trouxe essa explicação.
É luta kkkk!!!!

prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo