Eba! Hoje é dia Nacional da Alfabetização e você sabe bem o quanto é importante saber ler, não sabe?Essa Data é comemorado anualmente em 14 de Novembro, no Brasil.
Saber ler e escrever é fundamental para o desenvolvimento social do país. Nos últimos anos os índices de analfabetismo caíram bastante, mas ainda é preciso trabalhar mais para combatê-lo.
Todas as crianças tem direito a ir para escola, garantindo um futuro melhor não só para ela mas como para toda a nação.
A escola hoje tem um papel muito importante na formação das nossas crianças, é um local de brincadeira, aprendizagem, disseminação da cultura e dos costumes do país, e um grande centro comunitário, apoiando a força das atividades em grupo para o grupo.
Já tentou imaginar como seria não saber ler?
A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país.
A alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.
Origem do Dia Nacional da Alfabetização
O Dia Nacional da Alfabetização é comemorada desde 14 de Outubro de 1966, criada em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1930, a partir do Decreto de Lei nº 19.402.
No Brasil também se comemora o Dia Internacional da Alfabetização, em 8 de Setembro. Esta data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e possui o mesmo objetivo de fomentar o processo de alfabetização em todos os países do mundo.
Atividades para o Dia Nacional da Alfabetização
No Dia da Alfabetização, a comunidade escolar e familiar costumam se unir na prática de atividades que auxiliem no processo de conscientização da importância em construir um país livre do analfabetismo. Neste dia você pode aproveitar para:
- Realizar um concurso de poesia, incentivando os alunos a produzir seus próprios poemas
- Desenhar e pintar algo relacionado sobre viver em um país alfabetizado
- Fazer um concurso de soletrar/ditado
Viva a Alfabetização!