“Segundo a tradição cristã, a árvore acompanha toda a preparação para o Natal — e, por isso, a data certa é o primeiro domingo do Advento”
Conforme o fim do ano se aproxima, cresce a ansiedade para preparar a casa para celebrações de Natal e Ano Novo. Para muitos, época de tirar guirlandas, luzes e presépio dos armários e montar a decoração da casa é sinônimo de compartilhar bons momentos com a família.
Segundo a tradição cristã, o dia certo para montar a árvore de Natal é no primeiro domingo do Advento — tempo litúrgico que dura quatro semanas e marca a preparação para o nascimento de Jesus. Em 2019, essa data é dia 1º de dezembro.
Segundo o frei Ladí Antoniazzi, vigário da Paróquia Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, enfeitar a árvore é uma analogia para a preparação dos cristãos para o Natal, e por isso está presente ao longo de todo esse período. “A árvore representa a vida e a busca da transformação. A gente se enfeita com as qualidades de mudança de vida que pede o Advento: bondade, compreensão, vivência da paz e do amor. É fazer do coração a manjedoura para acolher o Salvador”, ele explica. “Assim como a árvore de Natal iluminada, o cristão deve iluminar sua vida e a vida da sua casa com a luz de Cristo ao longo do tempo de advento”.
Já o presépio deve aguardar mais duas semanas para ser montado: ele aparece no terceiro domingo do Advento — 15 de dezembro —, que é marcado pelo Evangelho da anunciação de Jesus pelo anjo Gabriel à Maria. Segundo Antoniazzi, esta data também é uma alternativa para montar a árvore de Natal, já que alguns grupos católicos têm o costume de deixar para este dia.
E quando desmontar?
O dia que marca o fim das festividades de Natal na Igreja Católica é o Dia de Reis, que acontece no dia 6 de janeiro. No entanto, como a celebração da liturgia em si só acontece no domingo após a data, a decoração se estende até o dia 12 de janeiro de 2020.”
Fonte: Gazeta do Povo