Hoje, 25 de outubro, é comemorado o dia do Dentista Brasileiro. Esta data se originalizou devido uma comemoração a criação do curso de Odontologia no país. O Decreto de Lei nº 9.311, de 25 de outubro de 1884 criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.
Você sabia disso? Pois é, aqui a gente te informa de tudo. Lembrando também que 25 de outubro também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal.
O Blog da Prima entrevistou uma mulher fantástica, apaixonada pela sua profissão, talentosa e dona de uma energia tão incrível, que ser paciente ou aluno de Claudia Machado é um privilegio indescritível.
• O que te motivou a escolher a profissão de dentista?
A odontologia sempre me fascinou. Ter em minhas mãos, o poder de transformar o sorriso e a vida dos pacientes sempre foi um combustível para escolher a Odontologia. Se fosse necessário hoje, a escolheria novamente.
•Ha quantos anos esta atuando na área? Nos conte um pouco sobre seus locais de trabalho e experiência profissionais?
Conclui meu ensino médio no Colégio Auxiliadora e posteriormente fui aprovada no meu primeiro vestibular para Odontologia na UFRN aos 19 anos. Ao fim da minha graduação, fui para São Paulo-SP aonde me Especializei em Dentística e concluí o meu Mestrado em Odontologia, ambos na UNESP. Voltei para Natal e concluí o meu Doutorado em Odontologia na FOP-PE em Recife-PE. Me aperfeiçoar ainda mais na prática da Odontologia Restauradora, Estética e Preventiva sempre foi minha paixão.
•O que você pode nos contar sobre seu histórico?
Entre graduação e Pós-graduações, estou na Odontologia a mais de 20 anos. Atuei no campo clínico em consultório privado por muito tempo, mas a Docência sempre foi minha grande paixão. Fui professora da Universidade Potiguar de graduação e pós-graduação, e atualmente sou professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ministro diversos cursos na Associação Brasileira de Odontologia, aonde também realizo atendimentos clínicos voltados a prática da Odontologia Estética.
•Quais são os seus momentos de maior orgulho nos aspectos clínicos e docentes da sua vida?
O orgulho profissional e clínico vem a cada caso que concluo, a cada sorriso que reabilito ou até mesmo a cada aluno que eu oriento. Quando vejo o sucesso dos meus alunos, me sinto realizada. Mas existem alguns marcos acadêmicos como a conclusão das minhas pós graduações e a vivência internacional, são momentos singulares.
•Como uma educadora, o que você aprendeu sobre seus estudantes clínicos?
Eu sempre brinco que eu aprendo mais do que ensino. Essa vivência com o público acadêmico me renova. Sempre tenho meus meninos e meninas por perto. Amo fazê-los profissionais e tê-los por perto em clínicas, cursos, faculdade, congressos e eventos me deixa muito feliz.
•O que você teria feito se não tivesse se tornado uma dentista?
A opção de ser cirurgiã-dentista sempre foi a principal, mas talvez caso não fosse dentista, entraria para a área do Direito.
•Quais são seus hobbies e o que você faz no seu tempo livre?
Sou uma apaixonada por Vinhos, uma boa viagem num circuito cultural europeu é um convite que nunca recuso, haha. Sair com meus amigos e dar ótimas gargalhadas são os melhores hobbies para a alma e para a vida.
Claudia Machado é uma pesquisadora nata, apaixonada por ciência e pela docência. Atualmente realiza e supervisiona atendimentos clínicos em seus cursos na ABO-RN (Associação Brasileira de Odontologia), de Aprimoramento em Odontologia Estética, aonde realizam atendimentos a toda a população na área de Restaurações, Clareamento Dental, Facetas e toda a área da Estética dental.
Para mais informações sobre atendimentos ou cursos, o telefone de contato é: (84) 3222-3812.
E em nome dessa grande profissional, que o Blog da prima homenageia todas as mulheres profissionais da área.
“Produzir um sorriso é multiplicar a felicidade. Parabéns para todos os Dentistas do Brasil!”