Um cargo de responsabilidade muito bem orquestrado por seis mulheres

foto: Vêronica Macedo
Carla Dickson , Divaneide Basílio, Nina Souza, Julia Arruda, Eleika Bezerra e Ana Paula Araujo

Grande parte da população não tem conhecimento sobre o 01 de outubro. Esta data que marca o início das campanhas “outubro rosa” e festeja o dia dos avós, também é reservada para o dia do vereador. A data escolhida se deu pois em 1828, o ex-imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definiram o cargo de vereador no país.

Mas afinal, qual é a função do vereador? Segundo o portal Brasil Escola: “os legisladores são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público.”

Atualmente nossa capital, Natal, possui 29 vereadores. Porém, dentre estes, apenas 6 são mulheres. São elas, a médica oftalmologista Carla Dickson (PROS), a assistente social Divaneide Basílio (PT), a advogada Nina Souza (PDT), a publicitária Júlia Arruda (PDT), a professora Eleika Bezerra e a administradora Ana Paula (PL).

Estas vereadoras tem se destacado na Câmara Municipal de Natal, seu local de trabalho, em pautas como a saúde, violência contra a mulher, defesa dos direitos da mulher, o combate ao feminicídio, a instalação de políticas públicas, o empoderamento feminino entre outros relevantes temas.

Lembramos a todos que próximo ano, em 2020 haverá eleições municipais em todas as cidades. É importante, nós mulheres, priorizarmos quem se dedicam as causas femininas, da família e a sociedade. É preciso lembrar ainda de quem, durante esses 4 anos, esteve disponível ao povo e as mulheres de Natal.

foto: Vêronica Macedo

prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo