Boletim Renato Dantas (25.03.2021)

Os parâmetros respiratórios de Tirso Renato Dantas nesta quinta-feira (25) mudaram o quadro clínico do paciente, de acordo com o médico intensivista da Policlínica, Dr. Domingos Sávio.

Renato voltou a ter a necessidade de 100% de oxigenação através do respirador. Intubado há 11 dias, Renato teve queda de saturação que resultou na volta da totalidade da função do aparelho. No boletim anterior, a equipe médica confirmou que o parâmetro respiratório estava em 97, 98 e por isso, decidiram diminuir os remédios e Renato tinha autonomia respiratória de 20%. Infelizmente, hoje, voltou a depender de todo oxigênio do tubo.

Durante todo o dia de hoje, Renato foi observado minuciosamente em relação a troca gasosa e por segurança do quadro clínico, os médicos decidiram manter o oxigênio em 100%.

Os exames mostraram que Renato ainda apresenta sinais de infecção, com média de 13 mil leucócitos (o parâmetro considerado normal é de 11 mil). Outro dado que aponta a fragilidade é a questão renal, onde o nefrologista mantém a conduta conservadora e Renato tem 1.58 (em relação ao padrão normal que é de 1.3).

Os demais exames como a gasometria arterial (exame de sangue) e a troca de gás carbônico também estão alterados, sendo necessários novos ajustes nos aparelhos da ventilação mecânica de Renato para garantir a respiração adequada. Mesmo assim, o médico Domingos Sávio destacou que esses dados fazem parte do quadro clínico da Covid-19, que ainda insiste em inflamar as células de Renato. Segundo ele, a ação do vírus (nos 15 dias) e os efeitos e consequências no corpo (que podem continuar sendo multiplicadas até 3 meses).

As demais expectativas de melhora – como evolução na alimentação, diminuição no sedativo e estímulo à novas reações – foram suspensas em razão da involução nos parâmetros respiratórios. Renato continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Policlínica, sem previsão de alta.

Porque para Deus nada é impossível. Lucas 1:37 🙏🏻✨

O boletim médico foi repassado pelo Dr. Domingos Sávio, precisamente às 16:30 do dia 25.03.2021 e repassada em primeira mão aos demais familiares de Renato, através da sua esposa Dayana Campos.

prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo