O Governo do Rio Grande do Norte promoveu 991 militares da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, alcançando uma marca histórica na valorização das carreiras e fortalecendo a presença feminina em postos de comando das forças de segurança.
Nos atos assinados pela governadora Fátima Bezerra, sete mulheres chegaram ao posto máximo de coronel — seis na PM (quadros de combate e saúde) e uma no Corpo de Bombeiros. As promoções foram publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (25) e os efeitos financeiros passam a valer imediatamente.
Segundo o governo, a política de valorização e igualdade de gênero foi fortalecida a partir da Lei Complementar nº 683, que eliminou distinções de sexo no ingresso na PM. Desde 2019, cerca de 20 mil promoções foram efetivadas nas duas corporações, número considerado inédito na história da segurança pública potiguar.
Autoridades da área destacaram que todos os militares habilitados foram contemplados e ressaltaram que as mudanças recentes nos critérios de promoção, baseadas em mérito e previsibilidade, têm fortalecido as instituições e incentivado a permanência e ascensão de mulheres nas carreiras militares.
