O I Festival Gastronômico de Macaíba abriu oficialmente neste sábado (25) e já mostrou que veio para ficar. A Praça Paulo Holanda Paz recebeu um grande público para acompanhar as primeiras oficinas de gastronomia, comandadas pelos chefs Gilvan Oliveira, Tia Xica, José Divalmir e Cipriano Medeiros.
Além disso, a praça de alimentação reuniu 16 restaurantes, bares, docerias e lanchonetes, somados à feira de agricultura familiar e artesanato.
A programação cultural também movimentou o dia, com apresentação da Banda Marcial da Escola Pedro Gomes, teatro de bonecos e shows de Léo Tavares, Cachorrinho do Brega e José Orlando.
O prefeito Emídio Júnior celebrou o momento.
“Este é o primeiro Festival Gastronômico de Macaíba, integrado às celebrações do aniversário da cidade. É um marco histórico e apenas o começo.”
Entre os destaques do sábado, o chef macaibense José Divalmir, que hoje comanda a cozinha do restaurante Camarões, emocionou o público ao relembrar sua trajetória.
“Comecei a cozinhar aos 9 anos. Sempre busquei me atualizar e, depois de muitos chefs passarem pelo Camarões, hoje quem está à frente da cozinha é um macaibense. Sempre sonhei em estar num festival na minha cidade.”
A programação continua neste domingo (26), a partir das 15h, com novas oficinas ministradas por Monicléa e Jacira, Maria Barbosa, a chef Miau Caldas e Cipriano Medeiros. As inscrições são pelo aplicativo Macaíba Conectada.
Os shows começam às 19h, com Pagode 084 e Pagode do Coxa.
O festival é promovido pela Prefeitura de Macaíba, em parceria com a EAJ/UFRN e o Ecossistema Local de Inovação (ELI), com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio de diversas instituições e empresas locais.
