Governadora recepciona comitivas de mulheres na I Fenafes

A governadora Fátima Bezerra desejou boas-vindas às comitivas dos estados da região Nordeste que estão em Natal desde o início da manhã desta quarta-feira (15) para participar da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) que é realizada no Centro de Convenções de Natal, de hoje até 19 de junho no Centro de Convenções, na Via Costeira.

“O Governo do RN fica muito honrado em acolher a I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária. A feira demonstra a unidade dos governos dos estados nordestinos em apoio ao setor que gera empregos, trabalho, renda e vida saudável. Este evento também avança com a pauta das mulheres na luta por melhorar sua condição de vida e de suas famílias”, afirmou a governadora.

Fátima Bezerra – que esteve no Centro de Convenções acompanhada do vice-governador Antenor Roberto e do secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima – disse que “compete aos governos ter sensibilidade para definir políticas públicas que promovam a cidadania. Fortalecer a agricultura familiar e a economia solidária é fundamental para transformar para melhor a realidade no campo e nas cidades”.

A governadora do RN lembrou algumas ações da atual gestão tomadas desde o início, em 2019: “Criamos uma secretaria específica para tratar do setor, a Sedraf, para tratar do desenvolvimento rural e da agricultura familiar, muito importante e necessária para executar as políticas públicas para o setor”.

Citou também a lei do Pecafes – Programa Estadual de Compras à Agricultura Familiar e à Economia Solidária que determina o mínimo de 30% das aquisições do Estado sejam feitas a estes setores. “Este programa, e o da produção e distribuição de sementes crioulas, são tão bem sucedidos que já são modelos para outros Estados”, registrou.

Ela ainda destacou as ações para formação e capacitação dos produtores e seus filhos. “Nosso Governo tem iniciativas, planejamento e ouve a sociedade. Não decidimos em gabinetes fechados. Estes dias da Fenafes serão de oportunidades para intercâmbio e troca experiências para avançarmos na pauta da agricultura familiar”, concluiu Fátima Bezerra. 

MARGARIDAS

Ao recepcionar os visitantes, a governadora do RN recebeu convite da representante da Contag – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Mazé Morais para participar da Marcha das Margaridas 2023. “Eu sempre participei da Marcha das Margaridas que é uma importante instância de luta das mulheres. Agradeço o convite e confirmou que, mais uma, vez estaremos na luta pela democracia”. 

A FEIRA

Realizada pelo Governo do Estado Rio Grande do Norte em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RN – UNICAFES, I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Nordeste (Fenafes) é voltada ao fomento e valorização da agricultura familiar.
A abertura oficial será às 18 horas de hoje, 15 de junho.

O evento fortalece as iniciativas de integração de políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE, principal bandeira dos estados que fazem o Consórcio Nordeste.

É a primeira vez que os estados do Nordeste se associam em evento para melhor organizar o setor e promover o intercâmbio de políticas públicas para a economia solidária.

A Agricultura Familiar gera renda e mantém no campo mais de 140 mil pessoas no Rio Grande do Norte produzindo alimentos saudáveis e preservando o meio ambiente.

prima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo