Idema amplia atendimento nas Regiões Oeste, Alto Oeste e Mato Grande

Os serviços de atendimento do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema passam por ampliação no Rio Grande do Norte, por meio das unidades de Centrais de Cidadão. Até o presente mês de junho, o órgão ambiental disponibiliza atendimento em três municípios: Pau dos Ferros, João Câmara e Assú. 

O diretor administrativo do Idema, Marcílio Lucena, comenta sobre o sentimento de poder atender à população em mais um posto do Instituto Ambiental, agora no município de Assú. “É uma grande alegria poder viabilizar mais um local físico para atendimento. Essa ampliação faz parte de uma proposta de descentralização dos serviços do órgão ambiental, incentivada pela governadora do RN, Fátima Bezerra”, disse. 

Para o diretor administrativo, o principal objetivo é a interiorização do órgão. “Estar presente para a população potiguar, além da sede física do órgão, em Natal, e da Unidade em Mossoró, é muito importante para atender as demandas, que são muitas, em nosso Estado. A ideia é que em cada região possamos oferecer nossos atendimentos, como uma forma de descentralizar nossa Central de Atendimento, auxiliar no deslocamento das pessoas que antes precisavam vir à capital para resolverem suas demandas com o Idema, muitas vezes somente para tirarem dúvidas sobre procedimentos no licenciamento ambiental”, ponderou. 

Está no planejamento deste primeiro semestre ampliação para os Territórios Seridó e Sertão Central Cabugi e Litoral Norte. No momento, estão em treinamento mais dois agentes para atuarem nos postos do Idema, nas Centrais do Cidadão das cidades de Caicó e Macau. 

“Além dos postos físicos do Idema, temos canais em nosso site que possibilitam o contato do empreendedor com o órgão e que agilizam os trabalhos. No site idema.rn.gov.br, o interessado pode nos procurar e tirar dúvidas, bem como dar entrada e acompanhar processos. Mas, para quem prefere o atendimento presencial, pode nos procurar na sede, em Natal; na Unidade de Mossoró; nas Centrais do Cidadão em Pau dos Ferros, João Câmara e Assú”, relembrou o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar. 

Central de Serviços Online

Foi pensando em aperfeiçoar a comunicação entre o público e o Idema, que a atual gestão do órgão desenvolveu a Central de Serviços Online. Mais de 20 tipos de serviços e atividades estão disponibilizados em um único endereço eletrônico. Entre eles: Cadastro Ambiental Rural, Biblioteca Virtual, Autos de Infração, SEIA, SISLIA, SINAFLOR, SEI e EIA/RIMA, Ouvidoria.  Além dos serviços, é possível acompanhar as licenças prestes a vencer, licenças emitidas, entre outros.

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