Saúde e Turismo são temas dos deputados Nélter e Hermano em horário de lideranças

O deputado Nélter Queiroz (PSDB) usou a sua inscrição nesta quinta-feira (2), em horário reservado aos líderes partidários e de bancadas da Assembleia Legislativa, para fazer críticas ao setor de saúde do Estado, com base em informações passadas pela mãe de uma paciente que se encontra internada em uma UPA na cidade de Assu, aguardando vaga para se submeter a uma cirurgia em hospital de Mossoró.

“A paciente Fernada Patrícia, de 20 anos, está internada na UPA de Newton Marque em Assu há mais de 24 horas, esperando para ser transferida para fazer uma cirurgia de emergência em Mossoró. Ela está com pancreatite aguda grave. A mãe da paciente, Rosicleide Fernanda Patrícia postou hoje nas redes sociais a necessidade da operação de urgência porque a filha tem pedra na vesícula e a pedra perfurou uma veia e não foi transferida ainda porque depende do Sistema (de Saúde) e questiona: onde está o prefeito de Assu? Faça alguma coisa e se ponha no meu lugar”, disse Nélter reproduzindo a postagem da mãe da paciente.

O deputado continuou o seu discurso dizendo que isso dói e que quase todos os dias recebe reclamações de várias cidades do Estado porque a saúde está esquecida pelo governo que não chega com ações para atender os pacientes. “Faço um apelo em nome da mãe de Fernanda Patricía. Fátima, abra o seu coração e resolva o problema da saúde do povo, porque ninguém aguenta mais” registrou o deputado.

Em seu pronunciamento, Nélter também reclamou da falta de recuperação das estradas, que estão “só no papel” com assinaturas de ordens de serviços e as obras não começam. Questionou ainda a atuação da CAERN, que segundo ele tem dinheiro em caixa e não investe em água para o sertão. “Além disso cobra uma tarifa muito alta para religação quando um consumidor precisa, enquanto a Cosern, que é uma empresa privada, cobra uma taxa bem abaixo das praticadas pela Companhia de Águas e Esgotos”.

Também no horário das lideranças, o deputado Hermano Morais (PV) falou sobre uma atualização monetária que vai ser cobrada no aeroporto Internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, que vai trazer prejuízos principalmente para o setor do turismo do Rio Grande do Norte.

“Esse aumento de quase 14% foi anunciado para outros aeroportos também, justificado para equilibrar os custos do contrato de operações. Afeta muito o setor de Turismo que se manteve de pé durante a pandemia e agora no mês de maio começou a reagir com aumento na ocupação dos hotéis, bastante significativa em relação ao mês passado. Natal é um dos principais destinos do turismo no Brasil, mas o destino para a nossa capital tem as tarifas mais caras do País”, disse o deputado Hermano Morais.

O parlamentar defendeu que é preciso um trabalho junto a ANAC para que a cadeia do Turismo não seja prejudicada com essa “discrepância nas tarifas”, prejudicando os consumidores, principalmente os turistas, que muitas vezes modificam o destino Natal, substituindo por João Pessoa e Fortaleza, onde as tarifas são mais baixas.

“Reitero o meu protesto a essa situação. Vamos fazer uma audiência pública para discutir essa situação. Um setor que contribui há muito tempo para a economia do Estado precisa ter um preço mais justo para os que querem visitar o nosso Estado. Vir para cá é muito mais caro do que para João Pessoa e Fortaleza”, concluiu o deputado Hermano.     

prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo