Assembleia Legislativa homenageia o Dia Estadual da Mulher Advogada em sessão solene

As advogadas potiguares têm uma data exclusiva para elas: o Dia Estadual da Mulher Advogada, comemorado neste 30 de maio. Para celebrar, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou sessão solene homenageando essas advogadas que fazem história no RN. A data é assegurada por meio de uma lei de autoria da deputada Cristiane Dantas (SDD). Foi neste dia que a primeira mulher advogada, Waldecy Albanês Ferreira Veras, fez a sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Norte. 

“Essa homenagem reforça a valorização da mulher advogada em busca de uma justiça para tantas outras mulheres. As mulheres compõem cerca de 50% dos quadros da OAB/RN, demonstrando a notoriedade da mulher na advocacia, fortalecendo o mundo jurídico, na luta pela garantia do direito, dignidade e equidade de gêneros”, disse Cristiane ao abrir a sessão.  

Ainda em seu discurso, Cristiane destacou a importância da sensibilidade das mulheres advogadas nas causas relacionadas aos direitos das mulheres. “Na dimensão política, encaro a atuação destas nobres militantes da advocacia para a defesa das mulheres como uma contribuição para uma cultura jurídica e social que nos liberte da opressão sexista. Através da prática da empatia e da escuta, também é preciso falar que a cultura de violência doméstica no judiciário é institucional. Por isso, a atuação profissional de quem age em defesa delas, de nós mulheres, nestes tempos atuais e futuros, é imprescindível”, discursou a deputada propositora.

Úrsula Ferreira, falou em nome das homenageadas, destacou a dedicação das mulheres advogadas. “Sinto-me altamente feliz em representar as mulheres advogadas, que lutam por uma justiça para todos. Homenagear a histórica Waldecy Veras que abriu caminho para todas nós na história da advocacia potiguar. A nossa luta é diária, mas a luta é constante. A advocacia não é apenas uma profissão e sim uma ferramenta de justiça social”, disse.

Presente na reunião, o deputado Hermano Morais (PV) elogiou as advogadas homenageadas e a propositura da deputada Cristiane Dantas. “Uma justa homenagem da deputada Cristiane Dantas, grande representante da mulher neste parlamento, às advogadas potiguares, que tornam a história da advocacia a frente do tempo”, elogiou.

Durante a solenidade o Hino Nacional foi entoado pelo quarteto de metais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e o coral da Assembleia Legislativa realizou uma apresentação cultural.

Homenageadas

1. Andrea de Souza Galizza Mitchell de Morais

2. Lívia Cabral

3. Mariana de Siqueira

4. Marília Guedes

5. Rafaela Lopes de Melo Cosme

6. Rhanna Cristina Umbelino Diógenes

7. Rossana Maria Ferreira Costa Galvão

8. Sâmoa Paula Bezerra Maciel Martins

9. Úrsula Bezerra e Silva e Lira

10. Verushka Custódio Matias de Araújo

prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo