Consciência Negra: Governo do RN promove Semana Estadual da Igualdade Racial

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, o Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh) irá promover, entre os dias 14 e 20 de novembro, a I Semana Estadual de Promoção da Igualdade Racial. Com o tema “Consciência Negra para eliminação do racismo e por ações afirmativas”, a programação irá contar com acampamento quilombola, exposição fotográfica e Feira Afro e Étnico-Racial, além da entrega da Comenda Jatobá, voltado a personalidades negras e ações de promoção da igualdade racial.

Instituída pela Lei nº 10.136/16, a Semana da Igualdade Racial visa a divulgar a cultura e a história negra no RN, promovendo um encontro dos diversos grupos populacionais negros, dos povos e comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas, de religiões de matriz africana e afroameríndia, envolvendo essa população, as organizações e movimentos sociais, além de contribuir com o debate sobre o fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial no estado e com o combate ao racismo e à intolerância religiosa.

“A Semana da Igualdade Racial vai proporcionar um encontro dos diversos grupos populacionais negros do RN, bem como proporcionar e potencializar as ações que já vêm sendo realizadas em seus territórios. Marca também a retomada das ações presenciais da nossa Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR), seguindo todos os protocolos e recomendações necessárias”, explicou a coordenadora da COEPPIR, Giselma Omilê.

A programação terá início neste fim de semana, na Comunidade Quilombola de Sobrado, em Portalegre, onde será realizado um acampamento voltado a quem quer conhecer um pouco da vivência das comunidades quilombolas, promovendo a cultura afrobrasileira e aproximando a sociedade de sua rotina, história e dinâmicas sociais.

Já na próxima semana, na terça-feira (16), será aberta a Exposição “Essência Negra – Retratos de Luta, Resistência, Dignidade e Amor”, dos fotógrafos Ana Albuquerque, Kaline Lucena e Rodrigo Campos, que percorreram o estado captando a história e vida de mulheres negras acima de 60 anos de comunidades quilombolas, de terreiros e lideranças negras. A mostra será composta por 22 retratos e estará aberta ao público até o dia 30 no Memorial Câmara Cascudo, na Cidade Alta.

E encerrando a semana, no sábado (20), será a vez da Feira Afro e Étnico-Racial, que acontecerá no Largo da Estação das Artes, em Mossoró, das 9h às 20h. O evento tem por finalidade fomentar o afroempreendedorismo e levar aos mossoroenses a produção de organizações representativas que trabalhem com a promoção da Igualdade Racial no RN. “Trata-se de uma ação essencial para a população negra, considerando que essa é uma população que boa parte não está no mercado de trabalho formal e gera renda a partir da informalidade”, destacou Giselma Omilê.

Ainda em Mossoró, será entregue a Comenda Jatobá, que irá homenagear personalidades negras e ações de promoção da igualdade racial. Foram indicações referendadas e aprovadas pelo Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR) para dar visibilidade, tanto às ações de pessoas negras, mas também de profissionais que em seu campo de atuação tenham realizado ações de promoção da igualdade racial.

“Por meio de ações afirmativas que valorizem a história e a expressão dessas populações, garantido seu protagonismo e lugar de fala, a Semana da Igualdade Racial se soma a uma séria de iniciativas que o Governo do RN, por meio da Semjidh e de outras secretarias, vem realizando no sentido de garantir proteção social, combater o racismo e a intolerância religiosa”, disse a vereadora Júlia Arruda, titular da SEMJIDH, citando a criação do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) e da Delegacia Especializada no Enfrentamento a Crimes Raciais, Intolerância e Discriminação (DCRID).

A I Semana Estadual da Igualdade Racial é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos em parceria com a Fundação José Augusto, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Secretaria Estadual de Saúde, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e apoio do Sebrae e da Prefeitura de Mossoró.

prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo