EMPARN participa da 59ª Festa do Boi

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) participa, de 13 a 19 de novembro de 2021, da 59ª edição da Exposição de Animais, Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Rio Grande do Norte – Festa do Boi. Na programação, além da tradicional exposição de animais com genética reconhecida nacionalmente e da Fazendinha, diversas ações que objetivam a transferência de conhecimentos e tecnologias para o agronegócio potiguar.

Fazendinha
Na área da Fazendinha, espaço dividido com a Emater, as caravanas e os demais visitantes poderão conhecer de perto os cultivos de sorgo, milho, palma (variedades orelha de elefante e miúda), capim elefante (variedade BRS Capiaçu), capim buffel, moringa, coco e feijão da variedade Riso do Ano.

Um estande institucional também estará no local apresentando as atividades dos laboratórios e alguns dos produtos desenvolvidos pela pesquisa ao longo dos 40 anos de atuação da empresa no RN.

“Um time de pesquisadores e a equipe técnica estarão presentes para esclarecer dúvidas e dar orientações facilitando o acesso dos produtores rurais às diversas tecnologias e pesquisas desenvolvidas pela Emparn”, explicou o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Emparn, Marcone César Mendonça Chagas.

Em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários- SEAPAC, uma maquete será montada no estande, apresentando um modelo de sistema de irrigação com reuso de águas cinzas, voltada para suporte forrageiro. O modelo é adotado em moradias rurais em diversos municípios do interior promovendo sustentabilidade.

Demonstração de pesquisas
Na Fazendinha, os visitantes terão oportunidade de conhecer duas demonstrações de pesquisas realizadas pela Emparn com caprinos e ovinos. Os resultados iniciais apontam, mais uma vez, o benefício da palma forrageira como importante suporte forrageiro para os animais em tempos de estiagem. O aumento da utilização da cactácea como um dos itens da dieta, manteve a eficiência leiteira das cabras da raça Saanen e na reprodutividade das ovelhas da raça Santa Inês. As pesquisas foram lideradas, respectivamente, no âmbito da EMPARN, pelos pesquisadores José Geraldo Medeiros e Marciane Maia. A pesquisa contou com pesquisadores de outras instituições como UFRN e UFPEA.

Programação Científica
A programação científica conta com a parceria com o Senar/RN e Sebrae/RN na realização de palestras voltadas para produtores, assistentes técnicos, estudantes e extensionistas rurais.

Na programação, a importância da expansão da Palma Forrageira no RN, Manejo Biológico no controle de pragas, manejo alimentar e sanitário das aves caipira são alguns dos temas em pauta.

Leilão
O Leilão Emparn e Convidados, que é uma promoção da EM Leilões, que mais uma vez tem a Emparn com seu convidado principal, será o primeiro leilão da Festa do Boi 2021. O evento vai acontecer no dia 14 de novembro (domingo), às 17h, no Tatersal, José Bezerra de Araújo, no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do youtube da leiloeira agresteleiloes.com.br.

Serão ofertados mais de 30 bovinos, das raças Gir Leiteiro, Guzerá, Pardo Suíço e Sindi, entre animais com alto valor genético resultado do plantel da EMPARN e de criadores convidados. “A genética e qualidade do rebanho da EMPARN são resultados de décadas de pesquisas de melhoramento genético realizado pela empresa. Os machos da Emparn, todos em idade reprodutiva, estão com fertilidade testada e comprovada por meio de exames andrológicos o que dá mais uma garantia ao comprador”, comentou o diretor Presidente, Rodrigo Maranhão.

Os animais serão leiloados em lotes individuais. O pagamento será facilitado podendo ser parcelado em 1+29.

Natal (RN), 10 de novembro de 2021.

prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo