Hospital de Natal receberá dez pacientes transferidos do Amazonas, garante governo

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), em Natal, receberá 10 pacientes transferidos do Amazonas, que enfrenta colapso no sistema de saúde local, segundo informou o governador amazonense Wilson Lima nesta quinta-feira 14.

A capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19: média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias. Os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes. Ainda não há data para transferência. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou o Amazonas nesta semana e afirmou que Manaus é “prioridade nacional neste momento”. Além do RN, de acordo com o governador Wilson Lima, os lugares que devem atender pacientes amazonenses são: Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília e Paraíba.
O governo diz ter feito um estudo dos estados para decidir quais participariam do acolhimento aos pacientes para que não sobrecarregassem a rede assistencial de outros locais. O Coronel Franco Duarte, representante do Ministério da Saúde, afirmou que serão transportados pacientes com estado de saúde considerado em fase moderada da doença. “Todos estamos voltados para o foco no paciente, para que a gente tenha sucesso e que chegue no destino com toda a segurança e o acolhimento que o nosso doente tem que ter, que é o acolhimento de excelência”, disse. Um dos primeiros estados a receber pacientes do Amazonas é o Piauí.

prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo