De Sagi/RN para o mundo, Toreba “é só alegria”


 É só alegria! Sem dúvidas é o bordão mais conhecido do litoral sul do Rio Grande do Norte, Sagi/RN. Quem já foi a essa praia linda, certamente já foi contagiado pela indescritível alegria de um moreno baixinho, risonho e extrovertido, rico em energia boa chamado Toreba!

Em um vilarejo de pescadores, a praia fica próxima à divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba e ainda guarda aquele clima de quase intocada, com área de mangue preservada, poucas residências e noites de silêncio absoluto. Para chegar à praia, é preciso percorrer uma estrada de barro – quase sempre esburacada – em meio ao canavial. Só há sinais de civilização no pequeno vilarejo, margeado de um lado pelo Rio Guaju e do outro pelo Rio Sagi. Na Praia do Sagi, não há vida noturna intensa e a proposta é realmente descansar e aproveitar a natureza.

Mas durante a dia o passeio de canoa pelo Rio Sagi é o verdadeiro agito, porque ele Toreba, é o capitão da alegria e do bom humor. Sua experiência de vida lhe trouxe uma visão empreendedora com um toque acolhedor. Toreba gerou emprego para diversos conterrâneos. Hoje mais de 60 pessoas trabalham com turismo através dele.

 Ele que é um cara simples, mas que com esse jeito alegre e carismático, conheceu vários países, enriquecendo a sua bagagem de vida. Pioneiro de projetos sociais fortes da região, partilhando com seus amigos o que aprendeu na universidade da vida. 

 Sagi ficou conhecida através desse pequeno homem. Diversas emissoras locais e nacionais vieram até essa pequena cidade, entrevistar o responsável pelo banho que rejuvenesce vários anos. Sim, um dos momentos desse passeio de canoa, que mais parece uma Veneza nordestina, termina em um delicioso banho de argila. Ele nos conta que em uma de suas viagens a Suíça, tomando banho de água aquecida com fango termale se inspirou e trouxe a ideia para o Rio Grande do Norte.

 Toreba também participou de uma curta metragem chamada Sol Alegria, fazendo parte de uma rico elenco com Ney Matogrosso.

 Só posso dizer para vocês leitores que adicionem Sagi como o próximo roteiro da sua trip, pois sem dúvidas, vocês não iriam se arrepender. 

Segue registro dessa riqueza de passeio e espetáculo de beleza que é essa aconchegante Sagi:

prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo