Urso é condenado à morte na Itália por atacar humanos

Um urso marrom é visto no Parque Nacional Abruzzo, na Itália
Foto: DEA/G. CARFAGNA/De Agostini/Getty Images

Grupos defensores de direitos dos animais na Itália estão pedindo às autoridades que suspendam a sentença de morte de um urso marrom que atacou pai e filho na semana passada, em uma trilha na região de Trentino.

Fabio Misseroni, 59, e seu filho Christian Misseroni, 28, estavam caminhando na segunda-feira em um trilha no Monte Peller quando dizem que o urso saltou em seu caminho.

O urso mordeu a perna de Misseroni antes que seu pai pulasse nas costas do animal para que ele pudesse escapar, disse o filho à CNN. O urso então mordeu e atacou o homem mais velho, quebrando sua perna em três lugares. Misseroni então bateu palmas para distrair o urso do pai antes que o animal fugisse para a floresta, narrou.

Os regulamentos do Instituto Nacional de Proteção Ambiental e Pesquisa da Itália exigem que os ursos que atacam os seres humanos sejam sacrificados.

Após o ataque, o governador de Trentino, Maurizio Fugatti, assinou uma ordem de abate permitindo a captura e a morte do urso, que as autoridades estão tentando identificar através do DNA extraído da saliva e do pelo deixados nas feridas das garras e mordidas e nas roupas do pai e do filho.

Houve vários ataques de ursos na região nos últimos anos, e as autoridades locais têm um banco de dados de DNA de ursos coletado de fezes, peles e saliva. Câmeras de vigilância são usadas para combinar o DNA com os animais.

Mas um movimento crescente pede que o urso seja deixado em paz – pelo menos até que as circunstâncias do caso se tornem mais claras. Os grupos italianos de direitos animais Animalisti Italiani e o Fundo Mundial para a Natureza pediram ao governo local que interrompa a ordem de abate até que seja realizada uma investigação completa, incluindo se o pai ou o filho fizeram alguma coisa para provocar o urso, o que os homens negam.

Quase 15.000 pessoas no sábado assinaram uma petição do Fundo Mundial para a Natureza para salvar o urso, pedindo a reversão imediata da sentença de morte.

O ministro do Meio Ambiente italiano também escreveu uma carta dizendo que ele é contra o abate do urso, que, segundo ele, pode ser uma fêmea protegendo filhotes.

CNN BRASIL

prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo