Como aconteceu com Joice Hasselmann: o que é violência política de gênero?

Resultado de imagem para joice hasselmann roda viva

A crise no PSL, envolvendo apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, de um lado, e o presidente do partido, o deputado federal Luciano Bivar, de outro, resultou em uma situação inusitada, mas já conhecida das mulheres que escolhem seguir a vida pública: a violência política de gênero. O alvo foi a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), que criticou o partido e sofreu ataques relacionados à sua aparência de políticos da própria legenda. Em entrevista ao programa “Roda Viva” (TV Cultura) nesta segunda (21), ela comentou sobre a repercussão na internet: “São ataques muito baixos, muito sujos, fazendo montagem minha com imagem de bicho, com corpo de porco“.

A violência política de gênero é caracterizada por comportamentos ofensivos, perseguições e agressões cometidos contrapolíticas mulheres especificamente por serem do sexo feminino. “As ofensas no embate político são comuns, mas, enquanto o homem é chamado de ladrão ou de burro, a mulher é atacada por questões pessoais, normalmente relacionadas à aparência e a um suposto descontrole emocional. Então é sempre a gorda, a feia ou a louca, a histérica”, afirma a advogada Maíra Recchia, secretária-geral da Comissão de Direito Eleitoral da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) São Paulo e integrante da Rede Feminista de Juristas.

Um projeto pioneiro que ajudou a popularizar o termo foi uma lei de 2012, criada na Bolívia, para combater o assédio e a violência política contra mulheres. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), é a primeira e única legislação específica em todo o mundo.

Maíra ressalta que, além desses ataques explícitos, há situações veladas. “Quando, por exemplo, os partidos não repassam verba às mulheres, não as colocam em posições de tomada de decisão ou as perseguem. Quando, mesmo filiadas, elas são negligenciadas”, explica. Maíra cita um caso de 2017, em que conseguiu autorização da Justiça para que a vereadora Beth Manoel (PSL), da cidade de Itapira, no interior de São Paulo, pudesse se desfiliar do PSDB sem sofrer sanções, após ser perseguida e difamada por colegas de legenda por querer assumir um posto de liderança na Câmara de Vereadores. “É o tipo de situação que nunca vi acontecer com homens.

“Casos de violência política de gênero são mais comuns do que se imagina. Conheça alguns episódios recentes:

Joice Hasselmann: chamada de “biscate” e “Peppa Pig” por colegas do próprio partido

Em setembro de 2018, ainda durante a campanha eleitoral, Joice foi chamada de “biscate” no Twitter pelo também candidato a deputado federal Alexandre Frota, então colega de partido (Frota passou para o PSDB após expulsão do PSL). Ele se desculpou e apagou a mensagem. A parlamentar voltou a ser atacada no sábado (19) por um colega de partido, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, com quem vive uma queda de braço. Eduardo se referiu a ela como “Peppa Pig”. “Ele poderia ter dito diversas coisas sobre ela, mas escolheu a aparência. Também usam ‘louca’ e ‘desequilibrada’. São sempre xingamentos relacionados ao feminino”, afirma Maíra.

Críticas a roupas: muito colorida, muito decotada

Em setembro, a deputada estadual pelo Rio de Janeiro Dani Monteiro (PSOL) denunciou o colega do PSL Alexandre Knoploch ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado depois que o parlamentar criticou, durante uma fala no plenário da casa, as roupas coloridas que a deputada vestia.

“Não é porque sou mulher que vocês vão falar o que quiserem”.

Em maio deste ano, a deputada Geovania de Sá (PSDB-SC) presidiu uma sessão na Câmara dos Deputadas e foi ofendida pelo deputado Expedito Netto (PSD-RO). Aos berros, Netto se referiu a Geovania como “fraca”, pois não teria controlado uma discussão entre outros parlamentares.

Mulheres estão nos partidos, mas não como líderes

Somente 3 dos 30 partidos com representação no Congresso têm presidentes mulheres —PT, PCdoB e Podemos. E as cúpulas têm menos de um terço de representantes do sexo feminino entre os dirigentes.

Projeto quer tornar violência política crime eleitoral

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados prevê pena de três a oito anos de reclusão para quem cometer violência política “através de pressão, perseguição, assédio, ameaça, agressão, seja física ou psicológica, contra mulheres candidatas, eleitas, nomeadas ou no exercício de cargo político”. A proposta, de autoria da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), foi apresentada em 2018 e aguarda votação no plenário da casa.

Fonte: Universa

prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo