Pão, vilão ou mocinho?


Hoje 16 de outubro comemora-se o dia do pão, ele que é o queridinho da população, do café da manhã ao acompanhamento do jantar, ele se torna um alimento bem presente.
Mas será que tem valor nutritivo? Qual a melhor opção?

A nutricionista Taliérica Karine, explica um pouco sobre as vantagens e desvantagens desse queridinho na mesa dos brasileiros.

Taliérica Karine

Pães assim como massas no geral são alimentos fonte de carboidratos, são fonte de energia que o corpo usa. Uma alimentação pobre em carboidratos traz efeitos ruins como fraqueza, mal estar, desidratação, perda de massa magra e etc. ou seja, eles precisam estar presente na quantidade certa que seria cerca de 50 a 60% do que ingerimos.

O pão não engorda, o que engorda é o consumo em excesso de carboidratos ou qualquer outro nutriente. O ideal é consumir o carboidrato certo na quantidade certa. Os recheios que acompanham os pães como manteiga, margarina, queijos amarelos, açúcar, doces aumentam o valor calórico do mesmo, então segue uma alerta ao consumir esse pães em quantidade exagerada.

Para uma alimentação mais saudável, prefira os pães integrais que possuem maior quantidade de fibras e grãos, saciando com porções menores, controlando o índice glicêmico e ajudando na função intestinal!

Receita de Pão saudável
Ingredientes:
2 ovos
100g de castanha triturada
50g queijo parmesão
Preparo:
Misture todos os ingredientes e coloque a massa numa forma. Leve ao forno médio e deixe assar entre 10 a 30 minutos.

prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo