Feliz dia do…” Se olhar pra o lado, eu tomo a prova.”

Como todos sabemos, ser professor trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país.

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.

Escolher uma profissão como esta, é digno de um prêmio Nobel, porque lhe dar com filhos mal criados dos outros, instruir, educar, amar… crianças difíceis, (como eu fui uma no passado)! Meu amor, já deveria vir a salvação junto com o diploma. É Luta! Eu sinceramente não nasci bem com essa dádiva.

Sem contar que no Brasil, o salário dos professores é um estado de calamidade. O atual piso nacional do magistério no Brasil é de R$ 2.557 por mês. Ou seja, uma vendedora de loja ganha mas que isso junto a sua comissão. Não desmerecendo nenhuma profissão, ou esforços de cada um deles, mas deixando claro que em outros países, como Luxemburgo, a media de salário minimo para um educador é de R$ 5.849.

Os medos e as expectativas fazem parte do início da carreira e as alegrias que ficam na memória refletem os anos de experiência. Cada professor, certamente, tem uma história para rir, para se emocionar e para dividir.

Ângela Maria Teixeira Salvatico, 60 anos, professora aposentada da Apae, divide conosco uma experiencia marcante em sua vida profissional. Ela conta que foi professora de Artes na Apae [Associação de Pais e Amigos Excepcionais] por 33 anos. Uma história que guarda consigo com muito carinho, é a de um aluno com Síndrome de Down. Ele era muito triste, tinha a auto estima muito abalada. Certa vez, fizemos uma exposição em um shopping de Maringá com pinturas inspiradas em Cândido Portinari. Ele se revelou um excelente pintor e, a cada elogio que recebia, se abria para o mundo. Com o passar do tempo, percebeu que ele mudou, que passou a sentir admiração pelas coisas que ele mesmo fazia, e isso a deixou extremamente orgulhosa e feliz porque sabe ter feito parte dessa descoberta de sentimentos e de realizações.

E assim como essas, muitas outras histórias lindas, essas profissionais da educação carregam em suas memórias e em seus corações!

FELIZ DIA DO PROFESSOR!



prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo