A Dona do Pedaço

Os noveleiros de plantão, pararam a internet na noite de ontem, 19 de Agosto, no capítulo mais esperado da novela das nove, A Dona do Pedaço. 

A Atriz Juliana Paes, protagonista da Maria da Paz, flagrou a sua filha Josiane (Agatha Moreira) em amassos com o seu marido Regis (Reynaldo Gianecchini). A novela tem chamado atenção dos telespectadores, com à dureza e frieza da filha da boleira, com a ganância em ser rica e a falta de sensibilidade em tramar tudo isso, para se sair bem com o seu namorado ( Marido da Maria da Paz) e ver a mãe a falência. 

Me pergunto, fora das telinhas, existem situações “Macabras” como essas? Será que um filho faria isso com o seu próprio pai/ mãe?

Infelizmente, sim! 

Psicólogos e sociólogos analisam o fenômeno, que não é novo, mas aumentou nas últimas décadas.

É uma forma de violência dentro das famílias na qual os filhos abusam verbal, emocional, econômica e fisicamente dos pais ou tutores para assumir o controle.

Segundo um estudo feito recentemente pela União Europeia, estima-se que nos Estados Unidos e na Espanha – dois países observados pela pesquisa – 10% das famílias sofrem com este tipo de agressão, que não diferencia nível socioeconômico e muito menos modelo familiar. Os principais agressores, no entanto, costumam ser os adolescentes e as vítimas, as mães.

“(Muitos) pensam que acontece em famílias desestruturadas, com problemas econômicos, mas não é assim. Há muita variedade e (acontece em) muitas (famílias que) têm uma posição mais cômoda”, disse à BBC Mundo a psicóloga Esther Roperti.

No Brasil, os números da violência de filhos contra pais também são relevantes, de acordo com dados compilados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, feito a partir dos registros catalogados por profissionais em postos de saúde da rede pública. 

Leia mais: Crimes cometidos por jovens reacendem debate sobre redução da maioridade penal

A “Dona do Pedaço” além de nos entreter, tem nos deixado um aviso importante, um exemplo de crime organizado em um dos casos mais difíceis de lidar, o do coração! Onde envolve não só dinheiro, mas o desamor de um filho, à frieza, a ganância e a maldade, com aqueles o qual nos desejam tanto amor, que são os nossos pais.

Para meditação:

“Derrama o teu coração como água perante o Senhor; levanta a ele as tuas mãos, PELA VIDA DE TEUS FILHINHOS.”

(Lamentações 2.19)

Os pais que oram juntos espiritualmente derrubam potestades espirituais que tramam contra o maior patrimônio da família, que são os nossos filhos.

prima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo